Jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que desde 1992 contribui com o cenário da música pesada. Este blog foi criado para que as resenhas dos vídeos do meu canal no YouTube fossem adaptadas para a escrita, assim agregando um novo público. Sejam bem vindos! YouTube: João Messias Jr.
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
Molassess: Through The Hollow (2020)
domingo, 29 de setembro de 2024
Mötley Crüe: Mötley Crüe (1994)
sábado, 28 de setembro de 2024
Machine Head: Burn My Eyes (1994)
quinta-feira, 26 de setembro de 2024
Cavalo Vapor: Cavalo Vapor (1997/2024)
Por João Messias Jr.Imagem: Divulgação
segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Sugar Kane: Continuidade da Máquina (2003/2023)
Resenhar o terceiro álbum dos curitibanos do Sugar Kane me faz lembrar o cenário musical do século 21, onde estilos distintos como o power metal melódico e uma corrente musical igualmente melódica, mas para os lados do hardcore/poppy punk/emocore vivia um dos seus períodos mais frutíferos.
domingo, 22 de setembro de 2024
Amy Grant: House of Love (1994)
Por João Messias Jr.Imagem: Divulgação
sábado, 21 de setembro de 2024
Tesla: Bust a Nut (1994)
Por João Messias Jr.Imagem: Divulgação
quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Domus Dei Satanae: King Paimon (2024)
segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Leviæthan: D - Evil in Me (2024)
domingo, 15 de setembro de 2024
Cinderella: Still Climbing (1994)
sábado, 14 de setembro de 2024
Alice Cooper: The Last Temptation (1994)
quinta-feira, 12 de setembro de 2024
Gus Monsanto: Dandelions (2024)
terça-feira, 10 de setembro de 2024
Amazing: Highway to Paradise (2024)
Por João Messias Jr.Imagem: Divulgação
Falo dos brasilienses da Amazing, que já possui dezoito anos e antes do debut havia lançado um EP e alguns singles, o que faz do debut "Highway to Paradise" um álbum vencedor. Justamente por acertar no conjunto da obra: desde a capa matadora, produção excelente (ouçam os timbres do álbum) e claro, músicas que beiram a perfeição.
Hard Rock Life dá números iniciais ao álbum e já mostra aos ouvintes as reais intenções da banda: riffs bem anos 80, vozes contagiantes e um refrão daqueles. A faixa título é bem maliciosa e a sensação de dançar é quase instantânea, enquanto Heart Beat une momentos melódicos a outros mais apoteóticos.
E você deve estar pensando nas baladas, aqui ela é muito bem representada por Crying Baby, que não deve nada as músicas consagradas do estilo. Forbidden Fruit trás o lado mais agitado de volta com um refrão bem pesado e vibrante. Sex Machine é um hard com muita "pirotecnia" e muito de Van Halen.
Sober Up...When You Die, cantada pelo guitarrista Sir. Artur, mantém o pique festeiro enquanto Take It Or Leave It surpreende por digamos, começar direto com o refrão, com muitos coros, abrindo caminho para a saideira do álbum com Wings. A faixa é bem mais emocional com um que de Cinderella, totalmente guiada pela emoção e com um refrão mais épico que fecha de forma excelente o debut dos caras
Olhando para trás, quando lá nos meus primeiros dias lia e relia reviews de bandas hard nacionais como Angel Heart, Skin Trade, Eterna (fase Shema Israel), Cavalo Vapor, Silent X-Rated, Dr. Sin e Ozone, vejo que estamos vivendo um novo momento promissor do estilo. Amém!
Link da resenha no YouTube:
domingo, 8 de setembro de 2024
Dream Theater: Awake (1994)
Por João Messias Jr.Imagem: Divulgação
sábado, 7 de setembro de 2024
Testament: Low (1994)
Por João Messias Jr.Imagem: Divulgação
sexta-feira, 6 de setembro de 2024
Human: A New Perception (2022/2024)
segunda-feira, 2 de setembro de 2024
Beyond Chaos: Fanaticvs Sanctvs (2023/2024)
Por João Messias Jr.
Imagem: Divulgação
Depois de ter lançado no ano de 2023, "Fanaticvs Sanctvs" ganhou uma versão física via UBL (Union of Black Labels), que é a junção de diversos selos da música extrema nacional que tornou isso possível. O que vejo como positivo, pois dessa forma o som do Beyond Chaos ficará mais "nichado" no segmento das vertentes mais agressivas do metal.
Mesclando death/thrash/black metal, referências como Krisiun, Rebaelliun e Dark Funeral saltam aos olhos, mas o som da banda oferece muito mais. Como a faixa título, que bebe na fonte dos estilos citados, só que com um "molho" de teclados, que deixa tudo ainda mais caótico.
The Emperor é mais direta e agressiva sem perder o clima de caos, enquanto Unheard Screams é mais densa e cadenciada. Já Legacy of Sin começa com um groove inspirado em nomes como Gojira, que logo volta a linha característica do grupo.
The Unseen Agony é trabalhada/intrincada com um "Q" de Testament e Morbid Angel, ou seja, não tem como dar errado. Carnage's Embrace vem como um rolo compressor em nossa direção e Vortex of Torment é brutal com alguns momentos melódicos e progressivos.
A reta final do álbum vem com Makevolence Within (The Damned Asylum) recebe outra referência muito legal: as trilhas de filmes, que a cada audição ficam mais latentes. A Souls Redemption tem um pique mais thrash e alto poder mortífero e The Cult of Despair, a saideira do álbum é dona de um pique instigante e encerra o trabalho com um clima perturbador.
"Fanaticvs Sanctvs" é um trabalho que a galera da música extrema deveria conhecer, além de constatar que o nosso cenário "vai muito bem, obrigado".
Link da resenha no YouTube:
https://youtu.be/4Nj-n8-Teh0
domingo, 1 de setembro de 2024
Calvary Death: Jesus Intense Weeping (1994)
Dirty Grave: Sin After Death (2019/2024)
Por João Messias Jr. Imagem: Divulgação São onze anos de estrada deste trio, que começou as atividades no interior de São Paulo e hoje est...
-
Por João Messias Jr. Imagem: Divulgação Esse é o primeiro full desse trio gaúcho de black metal, que chama a atenção por fazer uma música d...
-
Por João Messias Jr. Imagem: Divulgação Vocês já se acostumaram com algo que digo ao resenhar álbuns: é muito legal quando nos reparamos co...
-
Por João Messias Jr. Imagem: Divulgação Pelo nome, acredito que o camisa preta julgará ser uma formação que tem inspiração no Death, do mít...