segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Beyond Chaos: Fanaticvs Sanctvs (2023/2024)

Por João Messias Jr.
Imagem: Divulgação
 

Talvez por nome você não conheça o som dessa one man band, mas se for fã de death/black com uns "temperinhos a mais", o Beyond Chaos é uma banda que deva conhecer. Capitaneada pelo multi instrumentista Thiago Alboneti, mente de outras formações como Chaotic Desolation, Funeral Dawn e Infinity of Thoughts) conseguiu um grande feito em sua empreitada.

Depois de ter lançado no ano de 2023, "Fanaticvs Sanctvs" ganhou uma versão física via UBL (Union of Black Labels), que é a junção de diversos selos da música extrema nacional que tornou isso possível. O que vejo como positivo, pois dessa forma o som do Beyond Chaos ficará mais "nichado" no segmento das vertentes mais agressivas do metal.

Mesclando death/thrash/black metal, referências como Krisiun, Rebaelliun e Dark Funeral saltam aos olhos, mas o som da banda oferece muito mais. Como a faixa título, que bebe na fonte dos estilos citados, só que com um "molho" de teclados, que deixa tudo ainda mais caótico.

The Emperor é mais direta e agressiva sem perder o clima de caos, enquanto Unheard Screams é mais densa e cadenciada. Já Legacy of Sin começa com um groove inspirado em nomes como Gojira, que logo volta a linha característica do grupo.

The Unseen Agony é trabalhada/intrincada com um "Q" de Testament e Morbid Angel, ou seja, não tem como dar errado. Carnage's Embrace vem como um rolo compressor em nossa direção e Vortex of Torment é brutal com alguns momentos melódicos e progressivos.

A reta final do álbum vem com Makevolence Within (The Damned Asylum) recebe outra referência muito legal: as trilhas de filmes, que a cada audição ficam mais latentes. A Souls Redemption tem um pique mais thrash e alto poder mortífero e The Cult of Despair, a saideira do álbum é dona de um pique instigante e encerra o trabalho com um clima perturbador.

"Fanaticvs Sanctvs" é um trabalho que a galera da música extrema deveria conhecer, além de constatar que o nosso cenário "vai muito bem, obrigado".

Link da resenha no YouTube: 
https://youtu.be/4Nj-n8-Teh0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dirty Grave: Sin After Death (2019/2024)

Por João Messias Jr. Imagem: Divulgação   São onze anos de estrada deste trio, que começou as atividades no interior de São Paulo e hoje est...