quarta-feira, 31 de julho de 2024

Cigarras: Fumódromo (2024)

Por João Messias Jr.
Imagem: Divulgação 

Ao ouvir o som e ler as letras do primeiro full do quarteto curitibano Cigarras, fica impossível não definir a música das garotas como "o lado B do rolê", pois tudo que é contado e musicado aqui define com clareza coisas que acontecem enquanto o rolê acontece, antes, durante e depois.

Musicalmente não temos nada de metal, mas as meninas possuem muito mais atitude que as bandas "Zé Coletinho" atuais. Transitando entre o punk rock, alternativo, surf music e até a música regional sulista, elas passam o recado com muita energia e visceral idade.

Fumódromo (título genial) começa com Homem Limão, que é um rockão dos bons, visceral e letra bem divertida e a seguinte, Whisky On The Rocks mantém o astral nas alturas, só que numa linha mais psychobilly, que se você pensou em The Cramps, acertou. 

Desilusão Vertical começa com um solo delicioso e é mais cadenciada e introspectiva, enquanto Vingança Barata é bem festeira com um ótimo trabalho de guitarras, enquanto Eu Gosto de Você, Mas Também Gosto do Bar que, além do título totalmente rock and roll é uma fusão bem feita de Elvis, Reverend Horton Heat e Stray Cats. Ciúme no Swing encerra o Lado A de uma forma bem bluesy .

O Lado B começa com Prensa no Pulmão (Sheena Bonita) é bem influenciada pela música regional sulista, onde até se imagina o cidadão com umas na mente cantarolando o refrão. This This é uma das mais pesadas do LP, bem energética, enquanto Mandrágora começa com um "uhuuuu" irresistível, mas o som é bem introspectivo  e até sombrio, mostrando outra faceta das garotas.

Gal de Baby Doll é outro momento empolgante da bolacha e Último Cigarro é feita pra dançar, soando como um Beatles mais acelerado, que levanta o astral, em especial no refrão que é digamos, explosivo. Eu Não Quero Mais Nada é curta e grossa, além de ser a saideira do LP e como eu sempre falo por aqui, coroa este belíssimo trabalho das garotas.

Resumindo, um belo trabalho do quarteto feminino, que saiu num vinil bonitão em parceria com os selos Neves Records/Zoom Discos e que se você não for radical, vá atrás do som que você irá adorar. Ouça no streaming e depois adquira esse belo LP 180 gramas.

Link da resenha no YouTube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dirty Grave: Sin After Death (2019/2024)

Por João Messias Jr. Imagem: Divulgação   São onze anos de estrada deste trio, que começou as atividades no interior de São Paulo e hoje est...